O Curió
 
Nome: Curió
Outro Nome: Avinhado
Nome Científico: Oryzoborus angolensis
Siginificado do Nome: Curió significa na linguagem indígena "Amigo do homem"
Ordem: Passeriformes
Alimentação no Habitat Natural: Alimenta-se basicamente de alguns insetos, várias sementes com exclusividade na semente do capim navalha.
Cor: Marrom quando novo. Depois de completar 420 dias suas penas ficam pretas com apenas uma pequena mancha branca na asa e sua barriga e peito fica na cor vinho, a fêmea é marrom com um tom mais claro no peito mesmo quando adulta.
Tempo de Vida: 30 anos no cativeiro (se bem cuidado) e de 8 a 10 anos na vida selvagem.
Época de Acasalamento: Ocorre no mês de agosto até o fim de março.
Fêmea - Ínicio do Período Fértil: 6 meses a 1 ano.
Período de Incubação: 13 dias.
Muda (troca de penas): Acontece entre o mês de março e junho.
Alimentação: O criadouro RAÇA NEGRA alimenta seus passáros com 60% de alpiste, 40% de painço de diversas cores,pirila branca e café,arroz cateto, farinhada com ovos cozidos, milho verde e semente de navalha de macaco ou tiririca. 
O mais importante de tudo é a higiene, carinho e amor pelos passáros.
O nome Curió na língua Tupi Guarani significa amigo do homem, pois este passáro gostava de viver perto da aldeia dos índios. Esta característica de se aproximar ao ser humano, a sua elegância, a enorme capacidade de disputar pelo canto quem é o dominador do território, e a enorme qualidade de seu canto, fez do Curió um amigo muito estimado entre os criadores.
O Curió aprende a cantar desde filhote com o pai, porém, aconselho que o filhote após os 35 dias ouça o mestre para encartamento de canto ou CD de preferência de cada criador.
O Curió é um excelente cantor mas não é aconselhável criá-lo com outras espécies de passáros, por que o mesmo perde a pureza do seu canto.